terça-feira, 30 de novembro de 2010

Revista Obra & Cia - É Natal

É Natal! De novo!
    Toda vez que começa dezembro o assunto Natal já vira tema quase obrigatório nas rodas de conversa. Acompanhado dele, sempre estão os comentários sobre como o ano passou rápido. E passa rápido mesmo.
    Parece que foi ontem que tivemos a idéia de lançar uma revista sobre o mundo da construção. Parece que foi ontem que chegamos ao nome Obra & Cia, que sentamos para estudar a viabilidade comercial, que elaboramos o projeto gráfico, que ficamos apreensivos com relação à aceitação da revista na comunidade rioclarense.
    Esses quatro meses passaram rápido, mas foram suficientes para transformar um projeto ousado em uma realidade de sucesso. Com apenas quatro meses a revista é um bebê ainda, mas um bebê precoce, forte e sadio, que já engatinha, ensaia os primeiros passos e já aprendeu a falar.
    O Natal é uma época de paz. Um período de amor. De família. É hora de dar uma pausa nos conflitos, de perdoar e pedir perdão. Hora de colher o amor que você plantou durante o ano. Não fique pensando no que deveria ter feito e não fez ou no que fez e não deveria ter feito. No Natal esvazie sua cabeça de trabalho, dinheiro e problemas e encha de amor, amor e amor. Incondicional e despretensioso.
    A equipe Obra & Cia deseja a todos os leitores, colaboradores e parceiros um Natal cheio de paz e amor e um 2011 repleto de realizações e vitórias. 


Felipe Zangrande

Feliz Natal

Aquele velhinho sempre povoou os meus sonhos!
Ao acordar, eu olhava e não o via...
O saco de brinquedos era minha adoração!
Ao acordar, eu procurava e não o encontrava.
O sapato, na janela, continuava vazio...
Em cada aniversário dele, eu sonhava e buscava.
E os sinos repicando na torre da Igreja
Blém - blom...blém-blom... blém-blom
Pareciam me dizer: desilusão...desilusão...desilusão...
O tempo foi passando, a dor eu acalentando,
Até que entendi que o brinquedo era simbólico
Que o velhinho não existia
Que aquele, era o dia da Salvação!
Que Maria deu seu filho Jesus
para a nossa Redenção!
Com alegria percebi
que os sinos mudaram o som
que em mim agora ecoava
a palavra coração...coração...coração...
E o espírito do Natal, eu comecei a viver!


Feliz Natal!
Que você possa ter a alegria de vivê-lo em sua plenitude!

Um Ano Novo cheio de paz!
Ouvindo sempre os sinos do amor fraterno,
da solidariedade, da compreensão. 

Cartas

     Tenho acompanhado a revista desde a primeira edição e estou escrevendo para dizer parabéns. Todo mês ela chega com matérias mais interessantes e que nos ajudam no dia a dia. Como não pude ver de perto a CASA COR em Campinas, acompanhei a cobertura de vocês e pude conhecer as principais tendências de decoração. Apesar de trabalhar na área de saúde, me interesso muito pelo assunto. As dicas de faça você mesmo também são sempre úteis e sempre dão certo, testei a do saco de lixo de jornal e agora adorei as dicas de como deixar meus tapetes mais limpos sem precisar mandar lavar. Parabéns.

Mariana E. de Almeida

     Obra & Cia era o periódico que faltava em Rio Claro. Sempre com as principais novidades de decoração, reforma e construção. Gosto muito também das soluções sustentáveis mostradas pela revista, que sempre se preocupam com o meio ambiente. Parabéns para toda a equipe, que vem melhorando a cada edição.  

João Carlos Fonseca

Envie sua opinião, crítica ou sugestão
para o e-mail: contato@obraecia.com

Natal - 20 dicas para você decorar sua casa

Luzes, cores, brilhos, presentes: É Natal. A festa que comemora o nascimento de Jesus de Nazaré, acontece no dia 25 de dezembro e embala sonhos de crianças e adultos por todo o mundo.
Decorar a casa nesta época talvez seja a maior das tradições que envolvem o Natal. Mas na hora de colocar a criatividade para funcionar, muitas pessoas acabam ficando na dúvida de o que usar, como combinar e se é permitido ou não ousar. Confira as dicas da Obra & Cia e tire suas dúvidas.

1. O primeiro passo para começar a decoração de Natal, é a escolha da árvore. Quando for decidir qual será a sua, pode optar por uma natural ou artificial. A natural tem a vantagem de trazer mais realismo para a decoração, além do cheiro agradável do pinheiro, mas também pode perder a beleza em 15 dias, e começar a ficar com os galhos secos. Já a artificial, se mantém bonita sempre e não requer cuidados, além de suportar melhor o peso dos enfeites.
2. Depois de escolher o local definitivo da árvore e montá-la, instale as lâmpadas começando de baixo. Elas podem ser brancas, coloridas, que piscam ou não, tudo depende do seu gosto.
3. Na sequência, coloque as bolas, que são indispensáveis à qualquer árvore de Natal, já que significam fartura.

4. Para deixá-la mais alegre, escolha variados enfeites, que podem ser laços e bonecos que representem a data, e cubra todos os espaços vazios.
5. Não esqueça da ponteira, que normalmente é uma estrela no topo da árvore, mas que pode ser substituída por qualquer tipo de enfeite que se destaque dos outros.
6. Na hora de escolher as cores, vale a pena não ousar para não correr o risco de carregar demais na decoração. Dourado com preto ou com branco é uma combinação correta, mas na dúvida, aposte no tradicional verde, vermelho e dourado que nunca sai de moda. 

7. Outro símbolo do Natal é o presépio.Se você não tem muito espaço, o seu pode ser reduzido a poucas e pequenas peças. A variedade encontrada no mercado, de modelos, materiais e preços é enorme.
8. Se você tem mais espaço e mais dinheiro disponível, vale a pena caprichar na decoração, principalmente se você tem crianças em casa, que adoram participar da montagem e depois interagir com o cenário. Nesse caso, abuse da sua criatividade, compre as peças básicas e depois vá montando o cenário de acordo com o que você dispõe.
9. Usar elementos de verdade como água, galhos de árvore secos, feno, pedrinhas e serragem, deixará seu presépio original e bonito.

10. Na porta de entrada, seja de casa ou apartamento, não pode faltar a guirlanda. Ela pode ser comprada ou você mesmo pode fazer.
11. Vale a pena seguir as cores já usadas na árvore de Natal, assim a decoração fica padronizada, mas isso não é uma regra.
12. Se você mesmo for confeccionar, os modelos, tamanhos, cores e materiais são diversos, escolha o que mais te agradar e mãos a obra.

13. Se você tem espaço no jardim, seu Natal pode ficar ainda mais cheio de cores e se ele for voltado para a rua, com certeza sua casa será a atração do bairro.
14. Abuse das lâmpadas, coloridas ou brancas, elas chamam atenção de longe e preenchem o espaço vazio. Como o espaço é maior do que dentro de casa, exitem lâmpadas maiores, específicas para jardim e que chamam mais atenção. Vale a pena investir nessas.
15. Você pode também adicionar papais noéis, renas, bonecos de neve, anjos e tudo mais que simbolize o Natal. Os enfeites próprios para jardim são bem maiores. Ilumíne-os o melhor que puder para que fiquem bonitos a noite também. 

16. Outra dica é montar a árvore de Natal do lado de fora. Ela pode ser muito maior e mais imponente se você tiver um pinheiro natural para enfeitar. Mas neste caso é preciso aumentar o número de enfeites e lâmpadas para que não fique espaço vazio.  

17. Se o espaço é grande, o presépio também pode ser montado no jardim, mas ai é preciso investir em peças maiores para que elas apareçam. Procure as que são feitas especialmente para jardins, não precisa ser em tamanho natural, mas também não pode ser as que usamos dentro de casa.

18. Se você não tem jardim ou mora em apartamento mas quer externar o espírito natalino, janelas e sacadas são opções para decoração que serão vistas tanto por quem está dentro, quanto por quem está fora de casa.

19. Nesse caso, também capriche nas lâmpadas, porque elas podem ser vistas de longe, ao contrário dos enfeites.

20. Você pode simplesmente contornar as janelas ou a sacada ou bolar desenhos com as lâmpadas.













Faça você mesmo

Artesanato: Faça bolas de Natal diferentes

Um dos artesanatos mais práticos para se fazer em bolas de Natal é a colagem de miçangas, que gera um bonito brilho e deixa sua árvore mais colorida. Aprenda com a Revista Obra & Cia como deixar seu Natal ainda mais encantado.

Faça um gancho em uma das extremidades de um arame fino

Coloque uma miçanga maior que vai servir de apoio

 Passe o arame em uma bola de isopor do tamanho que você quiser

Finalize a outra extremidade da mesma maneira

Passe cola branca em toda a bola de isopor com um pincel

Cubra toda a bola com miçangas pequenas de qualquer cor

 Sua bola está pronta, é só esperar secar e penduar na árvore de Natal

Curiosidades


                                               clique para ampliar

Segurança

 Viaje tranquilo no final de ano

Final de ano, festas e as tão esperadas férias. O que muita gente esquece é de planejar também a segurança das residências que ficam inabitadas neste período do ano, e são chamariz para ladrões. Pensando nisso, a Obra & Cia traz neste edição uma matéria com dicas de como encontrar sua casa da maneira que foi deixada quando retornar das férias.

1. Quando estiver preparando o carro para viagem, não faça isso na rua, pois pode chamar atenção de que a casa ficará sozinha.

2. Evite deixar luzes acesas, o ideal é pedir para um vizinho ou um parente ir até a casa todos os dias e acender luzes alternadas, dando a impressão de movimento. Caso contrário, deixe todas apagadas

3. Se não for de carro, deixe-o guardado na casa de outra pessoa, um carro parado na garagem o dia todo pode gerar desconfiança.

4. A mesma pessoa que irá regar as plantas ou cuidar dos animais, quando existirem, pode recolher as correspondências regularmente.

5. Avise um ou dois vizinhos que estará ausente por um período, assim eles poderão ficar de olho caso algo  estranho aconteça.

6. Ative todos os sistemas de segurança que tiver: cerca elétrica, alarme, câmeras de segurança. Eles ajudam a inibir possíveis invasões.

7. Na mensagem da secretária eletrônica, não informe que está viajando. Deixe a mensagem padrão que é mais seguro.

8. Se for viajar de avião, proteja as etiquetas de identificação das malas com seu endereço, assim você não permite que outras pessoas saibam onde é sua casa que provavelmente estará sozinha neste período.

9. Tente divulgar a viagem o mínimo possível. Quanto menos pessoas souberem, mais segura estará sua casa.

10.
De todas as dicas, a mais importante é contratar uma empresa de segurança para cuidar da sua casa. Você pode instalar equipamentos ou optar por um serviço especializado de vigilância.  É a maneira mais segura de agir e deixará sua viagem mais tranquila. 

Produtos em destaque

                                           clique para ampliar

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Revista Obra & Cia: confira as novidades de novembro


Caros leitores,

Nessa nossa terceira edição vamos falar sobre decoração e arquitetura. A CASA COR que aconteceu em Campinas, apresentou as tendências e novidades de um mercado que não para de crescer. Os arquitetos e decoradores mostraram que a preocupação em unir modernidade e sustentabilidade é a tendência. Claro que tudo isso não pode deixar de lado a beleza e o gosto do futuro morador.
Para mostrar tudo que foi apresentado na CASA COR e na CASA HOTEL CAMPINAS, precisaríamos de umas 20 páginas dedicadas ao evento, mas procuramos resumir o que de melhor foi apresentado.
Quem é profissional da área vai adorar essa edição e quem está construindo ou pensando em reformar, e não pôde visitar a mostra, vai poder se inspirar em nossas páginas.
Aproveitando o espaço, gostaria de agradecer aos patrocinadores da revista, que acreditaram no projeto e nos deram o apoio necessário para a realização do mesmo. Muito obrigado ao Ivo da Orion, ao André da Kyrios, à Vanessa do Original Studio, ao Daniel da Construrei e ao Eliano do Point da Pizza, com o apoio de vocês podemos continuar levando a Obra & Cia gratuitamente a milhares de leitores. Boa leitura!

Felipe Zangrande

Produtos em destaque

                                                                                              clique para ampliar

CASA COR CAMPINAS: União da sustentabilidade e arquitetura moderna


Baseado no tripé: sustentabilidade, ‘arquitetura da felicidade’ e acessibilidade, aconteceu de 3 de setembro à 13 de outubro a CASA COR CAMPINAS. Instalada no complexo Royal Palm Resort, teve também, pela primeira vez de forma simultânea, a CASA HOTEL CAMPINAS. 
Os 51 ambientes – três deles institucionais – que foram assinados por 81 profissionais entre arquitetos, decoradores, engenheiros, designer de interiores e paisagistas de Bragança Paulista, Campinas, Engenheiro Coelho, Indaiatuba, Paulínia, Sorocaba, Sumaré, Valinhos e São Paulo, foram montados em uma área de 3,6 mil metros quadrados, dividida em dois pavimentos. Depois de receber cerca 39 mil visitas em 2009, a edição deste ano, que contou com investimentos na casa dos R$ 6 milhões, registrou nos 40 dias de evento mais de 41 mil visitantes e gerou cinco mil postos de trabalho diretos desde sua fase de implantação


Projeto Suíte da Filha Designer

Tendo como tema “Sua casa, sua vida, mais sustentável e feliz”, todos os ambientes tiveram alguma referência a Lucio Costa, arquiteto responsável pelo plano-piloto de Brasília e homenageado da marca CASA COR este ano. 
Outro fator abordado pelas mostras foi a sustentabilidade: “O evento empregou todos os benefícios e conforto que o mundo contemporâneo e moderno pode oferecer, sem deixar de lado os fatores sustentáveis. A Multipark, empresa que administrou o estacionamento das duas mostras, por exemplo, promoveu em parceria com a ONG Iniciativa Verde, a compensação das emissões de carbono durante os 40 dias do evento por meio do plantio de árvores em área de preservação permanente no Estado de São Paulo”, explicou  a diretora de planejamento da CASA COR CAMPINAS, Renata Selmi Herrmann. 



Projeto Sala de Convívio

Hall e Lavado, projetado para pessoas com mobilidade reduzida



O evento contou ainda com atividades paralelas que incluíram palestras, eventos de moda e gastronomia, apresentações artísticas, culturais e até esportivas e que foram, de acordo com a diretora de comunicação e conteúdo da mostra, Renata Podolsky, idealizadas para atrair diferentes públicos para o evento. 

Apelos “verdes”
Com o apoio da organização não-governamental Green Building Council, que atua na construção verde, as mostras destinaram espaços a projetos de construção que não geraram impacto negativo ao meio ambiente. São projetos que privilegiaram materiais e tecnologias sustentáveis nacionais e internacionais que garantem construções resistentes e duráveis, como gesso acartonado, placas de grama, madeira reaproveitada e, até mesmo, barro socado.

Acessibilidade
Os ambientes que integraram as mostras estavam de acordo com as normas técnicas da acessibilidade vigentes no país e garantiram a mobilidade dos visitantes. Dentre eles, vale destacar a Suíte do Bebê, o Hall e Lavabo e a Suíte 60+. O primeiro foi projetado especialmente para uma mãe deficiente visual e usa recursos como texturas, sons e aromas para facilitar seu cotidiano. O Hall e Lavabo atende pessoas com deficiência e aquelas que têm mobilidade reduzida, com espaço para a movimentação de uma cadeira de rodas. A Suíte 60+ por sua vez foi planejada especialmente para um casal de idosos ativos. O vaso mais alto que o convencional, o box com duchas laterais e o piso antiderrapante são alguns dos detalhes.


Projeto Lounge Gourmet 


CASA HOTEL CAMPINAS: Praticidade e sustentabilidade

Realizada pela primeira vez fora da cidade de São Paulo, paralelamente a CASA COR CAMPINAS, a CASA HOTEL CAMPINAS foi uma oportunidade para os profissionais de arquitetura, decoração, paisagismo e design mostrarem seu talento. 
Com a proposta de ser uma vitrine de soluções, materiais e tendências para o segmento hoteleiro, trouxe diversos projetos que suprem as demandas do setor hoteleiro, sem deixar de lado a questão da preservação ambiental do planeta.
Segundo Silvia Quirós, presidente da CASA COR CAMPINAS, existe um conceito errôneo de que materiais ecologicamente corretos são caros, e é justamente este mito que o evento tentou derrubar, mostrando que muitas vezes, o custo benefício ao longo prazo compensa o investimento. 


Champanheria, projeto da CASA HOTEL CAMPINAS


                                                           clique para ampliar

Faça você mesmo: Tapetes - Conserve-os novos por mais tempo

Confortáveis, práticos e bonitos. Usados em todos os ambientes da casa e nos mais variados tamanhos, modelos, cores e materiais. Além de deixar o cômodo muito mais aconchegante, os tapetes são usados também para compor a decoração. 

Pensando em ajudar o nosso leitor, a Revista Obra & Cia traz esse mês algumas dicas sobre tapetes, que fala da melhor maneira de conservação e limpeza deste acessório tão usado no nosso dia a dia.



Conservação:

• Mude, pelo menos uma vez a cada seis meses, a posição dos tapetes no chão para haver um equilíbrio no desgaste. 
• Evite expor o tapete aos raios solares.
• Nunca dobre o tapete artesanal. Para remover do local ou guardar o tapete enrole-o no sentido do comprimento.

Limpeza:      

•  A primeira dica para quem quer manter limpo e conservado um tapete, seja ele de tecido ou pele, é a impermeabilização.Realizados por empresas especializadas, ela garante maior durabilidade e evita a maior parte das sujeiras além de proteger dos ácaros. 
• Outra dica é a limpeza rotineira, utilizando o aspirador de pó pelo menos duas vezes na semana.  Ele é recomendado por ser o único que realmente retira a poeira depositada entre as fibras e propicia a verticalização das mesmas, mantendo a maciez, a beleza e a aparência de novo, aumentando sua vida útil.
• Uma vez a cada seis meses o tapete deve ser lavado, mas não use maquina de lavar, já que a mesma pode danificar as fibras.
• Também não deve ser usado alvejante a base de cloro e a secagem deve ser feita sem torcer e a sombra. 



Diversão: O jogo dos 7 erros

De acordo com as normas técnicas de acessibilidade vigentes no país, o projeto Suíte 60+, que foi exposto na CASA COR CAMPINAS 2010, foi planejado especialmente para um casal de idosos ativos. O vaso mais alto que o convencional, o box com duchas laterais e o piso antiderrapante são alguns dos detalhes. Veja as fotos e divirta-se encontrando os 7 erros.


sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Obra & Cia, agora muito mais perto de você


Antes de falar sobre essa segunda edição da Obra & Cia eu gostaria de agradecer a todos que receberam tão bem a primeira edição. Em praticamente todos os estabelecimentos comerciais que distribuímos a revista, fomos bem recebidos. Essa recepção calorosa por parte dos comerciantes, e principalmente dos leitores, é essencial para o sucesso do projeto Obra & Cia.

O principal assunto dessa edição é sério. Muitos pais se preocupam com a segurança de seus filhos na rua, no carro ou em lugares públicos e esquecem que dentro da nossa própria casa temos diversas “armadilhas”.

Portanto, se você tem filho pequeno, leia atentamente a matéria de capa e depois observe sua casa com cuidado, tente imaginar onde os acidentes podem acontecer e faça algo para prevenir.

Nós nunca saberemos quantos acidentes serão evitados com essa matéria, mas se apenas 1 acidente deixar de acontecer, já terá valido a pena.

Esse assunto merece ser levado adiante. Vamos debater e dividir informações. Se você conhece outra dica de segurança para as crianças que não tenha sido citada na matéria, mande por e-mail que publicaremos em outras edições ou no blog.

A novidade esse mês está na distribuição da revista. Todos (ou quase todos) os moradores de edifícios e condomínios receberão a revista em casa. Serão mais de 2000 moradores beneficiados. Boa leitura a todos. 

Felipe Zangrande

Recicle: Faça sacos de lixo ecológicos.

As famosas sacolas plásticas são muito úteis e práticas, no entanto, agridem o meio ambiente de diversas maneiras. São feitas com material não renovável (o polietileno, que é derivado do petróleo), levam séculos para se degradar e quando jogadas em locais impróprios poluem os oceanos causando a morte de muitos animais marinhos ao ingeri-las. Para ajudar você a colaborar com o meio ambiente, a Revista Obra & Cia ensina nesta edição com fazer um saco de lixo com jornal, que pode ser usado com qualquer tipo de lixo seco. 

                                                                                           clique para ampliar

Faça você mesmo: Mude a cara de suas paredes

Se você está pensando em renovar o visual da sua casa, pintar as paredes pode ser uma ótima ideia. Quando o orçamento não permite contratar um profissional, você pode realizar a tarefa por conta própria.  Acompanhe as dicas do passo a passo da Revista Obra e Cia e veja como é simples. 

Primeiro passo:  Antes de pintar, é importante preparar a superfície da parede. Lixe e elimine os pontos descascados e retire o excesso de poeira com um pano úmido. A parede deve estar seca, sem gordura ou poeira, e não deve estar brilhante ou muito lisa – se possuir uma pintura anterior é preciso lixar até que fique fosca.

Segundo passo: Após a preparação da superfície, aplique com um rolo de lã de carneiro uma demão de fundo preparador de paredes (Selador Acrílico Pigmentado). Isso faz com que as partículas soltas se aglutinem.

Terceiro passo: Depois, é necessário aplicar massa acrílica (para áreas internas ou externas) ou corrida (para áreas internas que não tenham contato com água e vapor) para corrigir imperfeições. Aplique camadas finas com a desempenadeira. Após secar, lixe e elimine a poeira até deixar a superfície lisa e nivelada.

Quarto passo: Consultar o rendimento, a diluição correta da tinta, e as demãos de acordo com as indicações do fabricante, é essencial para que a tinta proporcione boa cobertura, garantindo o melhor resultado. Por fim, aplique com um rolo de lã de carneiro a tinta acrílica na cor de sua preferência.


Criança em casa: perigo por todos os lados.

Quem tem filho pequeno geralmente redobra a atenção quando está fora de casa, mas muitas vezes acaba esquecendo que dentro da barreira que muitas vezes é vista como segura, estão os maiores problemas.
Ferro de passar quente, produtos de limpeza ao alcance das mãos, dedo na tomada descoberta, escadas e muitos outros vilões estão mais perto do que possamos imaginar, e as crianças, curiosas por natureza, estão o tempo todo dispostas a explorar esse mundo, com as mãos, a boca e tudo o que têm direito. Portanto, fique atento, sua casa pode reservar muitos perigos para os pequenos. 



1 - Os materiais de limpeza devem ser guardados em recipientes bem fechados, e colocados em  prateleiras que as crianças não alcancem, ou em armários que não possam ser abertos.

2 - Quando for deixar roupas de molho, deixe o balde ou a bacia dentro do tanque ou em algum lugar alto. Não se esqueça que apenas 2,5 cm de água são suficientes para afogar um bebê que está aprendendo a andar ou engatinhar.

3 - Depois de passar roupa, enquanto o ferro ainda estiver quente, deve ser colocado em algum lugar fora do alcance das crianças até que esfrie e possa ser guardado.

4 - Quando for cozinhar, nunca se esqueça de deixar os cabos das panelas viradas para o lado de dentro do fogão, para que as crianças não possam alcançá-las. Outra dica é sempre que possível usar apenas as bocas de trás do fogão, que também dificultam o acesso.

5 - Lembre-se de desligar sempre a válvula do botijão de gás, assim, mesmo que os botões sejam acionados, não haverá vazamento. 

6 - Facas e qualquer outro tipo de material cortante e pontiagudo, devem ser guardados em locais que as crianças não tenham acesso. 

7 - Sirva os alimentos quentes no centro da mesa, impedindo assim que as crianças puxem para si, causando graves queimaduras.

8 - Fique atento a toalha colocada na mesa. Quando são compridas, podem ser facilmente puxadas pelas crianças que estão aprendendo a andar, trazendo para baixo tudo que estiver na mesa.


9 - Coloque prateleiras altas dentro do box para armazenar xampus, condicionadores e materiais cortantes como giletes de barbear.

10 - Existem travas específicas para privadas, que impedem que as crianças as abram.

11 - Deixe qualquer tipo de utensílio elétrico desligado da tomada e assim que possível, ensine as crianças que usá-los perto da água é muito perigoso.

12 - Se tiver banheiras, nunca deixe as crianças sozinhas por perto quando estiverem cheias. 

13 - Quando a criança começa a tomar banho em pé no box, é importante ter um tapete antiderrapante para evitar escorregões e tombos.

14 - Deixe fora do alcance dos pequenos qualquer tipo de medicamento.

15 - Desodorantes, perfumes e quaisquer outros cosméticos são tóxicos e podem causar envenenamento, fique atento com eles.

16 - Não deixe jóias ao alcance dos pequenos, elas podem causar asfixia quando colocadas na boca.

17 - O mesmo serve para cintos e gravatas, que podem causa estrangulamento.

18 - Nunca coloque travesseiros nos berços e mantenha os mesmos longe de cordas de cortinas e venezianas.






19 - Sobrados ou apartamentos devem ter grades ou telas de segurança em todas as janelas, não deixe passar nenhuma, pois o menor descuido pode ser fatal.

20 - Existem protetores de tomadas específicos, que impedem que as crianças tomem choque.

21 - Cuidado com quinas de mesas e móveis, também existem protetores específicos que diminuem o impacto caso a criança caia. 

22 - Escadas devem ser protegidas com grades de segurança, tanto no seu topo como em sua base.

23 - Pesquise o tipo de planta antes de comprar, muitas delas são venenosas e causam graves acidentes se ingeridas. 

24 - Nunca deixe seu filho no andador sem supervisão, principalmente perto de rampas, escadas, degraus e piscinas.

25 - Escolha o brinquedo adequado para a idade do seu filho, tome cuidado com peças pequenas que podem ser aspiradas ou ingeridas. 



terça-feira, 31 de agosto de 2010

Obra & Cia, primeira edição.



Essa primeira edição da revista Obra & Cia é apenas o alicerce de uma grande obra, um grande projeto, que é fazer um guia definitivo para quem vai construir, reformar, decorar ou simplesmente se interessa por esse maravilhoso mundo da construção civil. 

A partir desse alicerce vamos construir com muito capricho nossa história, nossa obra. Cada edição lançada será como uma parede erguida, uma laje construída ou um piso assentado. A diferença dessa obra é que ela vai estar em constante reforma, mesmo depois de pronta, sempre melhorando e achando novas formas de informar e guiar os leitores.

O universo da construção é tão grande, tão abrangente, que dificilmente vamos conseguir abordar todas as áreas numa única edição. Desde a concepção do projeto até o acabamento final, uma obra passa por diversas etapas, por diversos processos e difíceis escolhas. Projetos, mão de obra, materiais, serviços e decoração. Tudo isso faz parte do universo Obra & Cia e tudo deverá ser abordado.

Venha fazer parte também. Ajude a fazer da Obra & Cia uma revista com a sua cara. Queremos a sua contribuição. Opinando, sugerindo, criticando e, principalmente, lendo.

A casa é sua. Entre e fique a vontade.

Felipe Zangrande

Faça você mesmo: texturização de paredes.


Bonitas, criativas, fáceis de fazer, com um preço acessível e com diversas opções de modelos, a texturização de parede tem sido cada vez mais usada na decoração.

Seja em residências, fachadas de prédios comerciais, escolas, lojas ou qualquer outro local, ela muda a cara do ambiente e deixa o lugar muito mais harmonioso.

Usada muitas vezes para esconder imperfeições das paredes, a diversidade de cores e modelos torna a textura ainda mais atraente e por isso tão usada nos dias de hoje, principalmente em residências.

Outro fator que favorece, é que não é preciso de um profissional para realizar a textu-rização. Pela facilidade em aplicá-la, qualquer pessoa pode fazer, e é difícil errar. Basta ter os materiais necessários, que podem ser encontrados em lojas especializadas em materiais de construção e pintura, e deixar a imaginação correr.




Energia Solar: ecológica e barata


O aquecimento solar é o uso de energia solar para o aquecimento de água para banho, piscina e processos industriais, inte-ressante por ser uma fonte energética inesgotável, abundante e gratuita.

O custo do equipamento é compensado a médio prazo com a economia na conta de luz.

A economia gerada pelos aquecedores solares é grande. Basta calcularmos o quanto gastamos por mês com o chuveiro elétrico.

Um bom exemplo é Rizhao, município com 2,8 milhões de habitantes situado na província de Shandong, na China, onde 99% da população tem aquecedores solares. Lá são evitadas as emissões de 53 mil toneladas de gás carbônico anualmente e cada morador deixa de gastar US$ 1.807 com contas de eletricidade.

Entre os dias 20 e 24 de setembro, durante a 7ª Semana de Estudos sobre Engenharia Ambiental que acontecerá na Unesp de Rio Claro, os aquecedores solares serão um dos temas principais. Como baratear o processo e conscientizar a população serão os desafios dos professores e estudantes durante o debate. Em Rio Claro você encontra aquecedores na TECSOL - Tel: 19 - 3534-6644