terça-feira, 30 de novembro de 2010

Natal - 20 dicas para você decorar sua casa

Luzes, cores, brilhos, presentes: É Natal. A festa que comemora o nascimento de Jesus de Nazaré, acontece no dia 25 de dezembro e embala sonhos de crianças e adultos por todo o mundo.
Decorar a casa nesta época talvez seja a maior das tradições que envolvem o Natal. Mas na hora de colocar a criatividade para funcionar, muitas pessoas acabam ficando na dúvida de o que usar, como combinar e se é permitido ou não ousar. Confira as dicas da Obra & Cia e tire suas dúvidas.

1. O primeiro passo para começar a decoração de Natal, é a escolha da árvore. Quando for decidir qual será a sua, pode optar por uma natural ou artificial. A natural tem a vantagem de trazer mais realismo para a decoração, além do cheiro agradável do pinheiro, mas também pode perder a beleza em 15 dias, e começar a ficar com os galhos secos. Já a artificial, se mantém bonita sempre e não requer cuidados, além de suportar melhor o peso dos enfeites.
2. Depois de escolher o local definitivo da árvore e montá-la, instale as lâmpadas começando de baixo. Elas podem ser brancas, coloridas, que piscam ou não, tudo depende do seu gosto.
3. Na sequência, coloque as bolas, que são indispensáveis à qualquer árvore de Natal, já que significam fartura.

4. Para deixá-la mais alegre, escolha variados enfeites, que podem ser laços e bonecos que representem a data, e cubra todos os espaços vazios.
5. Não esqueça da ponteira, que normalmente é uma estrela no topo da árvore, mas que pode ser substituída por qualquer tipo de enfeite que se destaque dos outros.
6. Na hora de escolher as cores, vale a pena não ousar para não correr o risco de carregar demais na decoração. Dourado com preto ou com branco é uma combinação correta, mas na dúvida, aposte no tradicional verde, vermelho e dourado que nunca sai de moda. 

7. Outro símbolo do Natal é o presépio.Se você não tem muito espaço, o seu pode ser reduzido a poucas e pequenas peças. A variedade encontrada no mercado, de modelos, materiais e preços é enorme.
8. Se você tem mais espaço e mais dinheiro disponível, vale a pena caprichar na decoração, principalmente se você tem crianças em casa, que adoram participar da montagem e depois interagir com o cenário. Nesse caso, abuse da sua criatividade, compre as peças básicas e depois vá montando o cenário de acordo com o que você dispõe.
9. Usar elementos de verdade como água, galhos de árvore secos, feno, pedrinhas e serragem, deixará seu presépio original e bonito.

10. Na porta de entrada, seja de casa ou apartamento, não pode faltar a guirlanda. Ela pode ser comprada ou você mesmo pode fazer.
11. Vale a pena seguir as cores já usadas na árvore de Natal, assim a decoração fica padronizada, mas isso não é uma regra.
12. Se você mesmo for confeccionar, os modelos, tamanhos, cores e materiais são diversos, escolha o que mais te agradar e mãos a obra.

13. Se você tem espaço no jardim, seu Natal pode ficar ainda mais cheio de cores e se ele for voltado para a rua, com certeza sua casa será a atração do bairro.
14. Abuse das lâmpadas, coloridas ou brancas, elas chamam atenção de longe e preenchem o espaço vazio. Como o espaço é maior do que dentro de casa, exitem lâmpadas maiores, específicas para jardim e que chamam mais atenção. Vale a pena investir nessas.
15. Você pode também adicionar papais noéis, renas, bonecos de neve, anjos e tudo mais que simbolize o Natal. Os enfeites próprios para jardim são bem maiores. Ilumíne-os o melhor que puder para que fiquem bonitos a noite também. 

16. Outra dica é montar a árvore de Natal do lado de fora. Ela pode ser muito maior e mais imponente se você tiver um pinheiro natural para enfeitar. Mas neste caso é preciso aumentar o número de enfeites e lâmpadas para que não fique espaço vazio.  

17. Se o espaço é grande, o presépio também pode ser montado no jardim, mas ai é preciso investir em peças maiores para que elas apareçam. Procure as que são feitas especialmente para jardins, não precisa ser em tamanho natural, mas também não pode ser as que usamos dentro de casa.

18. Se você não tem jardim ou mora em apartamento mas quer externar o espírito natalino, janelas e sacadas são opções para decoração que serão vistas tanto por quem está dentro, quanto por quem está fora de casa.

19. Nesse caso, também capriche nas lâmpadas, porque elas podem ser vistas de longe, ao contrário dos enfeites.

20. Você pode simplesmente contornar as janelas ou a sacada ou bolar desenhos com as lâmpadas.













Nenhum comentário:

Postar um comentário