sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Criança em casa: perigo por todos os lados.

Quem tem filho pequeno geralmente redobra a atenção quando está fora de casa, mas muitas vezes acaba esquecendo que dentro da barreira que muitas vezes é vista como segura, estão os maiores problemas.
Ferro de passar quente, produtos de limpeza ao alcance das mãos, dedo na tomada descoberta, escadas e muitos outros vilões estão mais perto do que possamos imaginar, e as crianças, curiosas por natureza, estão o tempo todo dispostas a explorar esse mundo, com as mãos, a boca e tudo o que têm direito. Portanto, fique atento, sua casa pode reservar muitos perigos para os pequenos. 



1 - Os materiais de limpeza devem ser guardados em recipientes bem fechados, e colocados em  prateleiras que as crianças não alcancem, ou em armários que não possam ser abertos.

2 - Quando for deixar roupas de molho, deixe o balde ou a bacia dentro do tanque ou em algum lugar alto. Não se esqueça que apenas 2,5 cm de água são suficientes para afogar um bebê que está aprendendo a andar ou engatinhar.

3 - Depois de passar roupa, enquanto o ferro ainda estiver quente, deve ser colocado em algum lugar fora do alcance das crianças até que esfrie e possa ser guardado.

4 - Quando for cozinhar, nunca se esqueça de deixar os cabos das panelas viradas para o lado de dentro do fogão, para que as crianças não possam alcançá-las. Outra dica é sempre que possível usar apenas as bocas de trás do fogão, que também dificultam o acesso.

5 - Lembre-se de desligar sempre a válvula do botijão de gás, assim, mesmo que os botões sejam acionados, não haverá vazamento. 

6 - Facas e qualquer outro tipo de material cortante e pontiagudo, devem ser guardados em locais que as crianças não tenham acesso. 

7 - Sirva os alimentos quentes no centro da mesa, impedindo assim que as crianças puxem para si, causando graves queimaduras.

8 - Fique atento a toalha colocada na mesa. Quando são compridas, podem ser facilmente puxadas pelas crianças que estão aprendendo a andar, trazendo para baixo tudo que estiver na mesa.


9 - Coloque prateleiras altas dentro do box para armazenar xampus, condicionadores e materiais cortantes como giletes de barbear.

10 - Existem travas específicas para privadas, que impedem que as crianças as abram.

11 - Deixe qualquer tipo de utensílio elétrico desligado da tomada e assim que possível, ensine as crianças que usá-los perto da água é muito perigoso.

12 - Se tiver banheiras, nunca deixe as crianças sozinhas por perto quando estiverem cheias. 

13 - Quando a criança começa a tomar banho em pé no box, é importante ter um tapete antiderrapante para evitar escorregões e tombos.

14 - Deixe fora do alcance dos pequenos qualquer tipo de medicamento.

15 - Desodorantes, perfumes e quaisquer outros cosméticos são tóxicos e podem causar envenenamento, fique atento com eles.

16 - Não deixe jóias ao alcance dos pequenos, elas podem causar asfixia quando colocadas na boca.

17 - O mesmo serve para cintos e gravatas, que podem causa estrangulamento.

18 - Nunca coloque travesseiros nos berços e mantenha os mesmos longe de cordas de cortinas e venezianas.






19 - Sobrados ou apartamentos devem ter grades ou telas de segurança em todas as janelas, não deixe passar nenhuma, pois o menor descuido pode ser fatal.

20 - Existem protetores de tomadas específicos, que impedem que as crianças tomem choque.

21 - Cuidado com quinas de mesas e móveis, também existem protetores específicos que diminuem o impacto caso a criança caia. 

22 - Escadas devem ser protegidas com grades de segurança, tanto no seu topo como em sua base.

23 - Pesquise o tipo de planta antes de comprar, muitas delas são venenosas e causam graves acidentes se ingeridas. 

24 - Nunca deixe seu filho no andador sem supervisão, principalmente perto de rampas, escadas, degraus e piscinas.

25 - Escolha o brinquedo adequado para a idade do seu filho, tome cuidado com peças pequenas que podem ser aspiradas ou ingeridas. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário