quarta-feira, 10 de novembro de 2010

CASA COR CAMPINAS: União da sustentabilidade e arquitetura moderna


Baseado no tripé: sustentabilidade, ‘arquitetura da felicidade’ e acessibilidade, aconteceu de 3 de setembro à 13 de outubro a CASA COR CAMPINAS. Instalada no complexo Royal Palm Resort, teve também, pela primeira vez de forma simultânea, a CASA HOTEL CAMPINAS. 
Os 51 ambientes – três deles institucionais – que foram assinados por 81 profissionais entre arquitetos, decoradores, engenheiros, designer de interiores e paisagistas de Bragança Paulista, Campinas, Engenheiro Coelho, Indaiatuba, Paulínia, Sorocaba, Sumaré, Valinhos e São Paulo, foram montados em uma área de 3,6 mil metros quadrados, dividida em dois pavimentos. Depois de receber cerca 39 mil visitas em 2009, a edição deste ano, que contou com investimentos na casa dos R$ 6 milhões, registrou nos 40 dias de evento mais de 41 mil visitantes e gerou cinco mil postos de trabalho diretos desde sua fase de implantação


Projeto Suíte da Filha Designer

Tendo como tema “Sua casa, sua vida, mais sustentável e feliz”, todos os ambientes tiveram alguma referência a Lucio Costa, arquiteto responsável pelo plano-piloto de Brasília e homenageado da marca CASA COR este ano. 
Outro fator abordado pelas mostras foi a sustentabilidade: “O evento empregou todos os benefícios e conforto que o mundo contemporâneo e moderno pode oferecer, sem deixar de lado os fatores sustentáveis. A Multipark, empresa que administrou o estacionamento das duas mostras, por exemplo, promoveu em parceria com a ONG Iniciativa Verde, a compensação das emissões de carbono durante os 40 dias do evento por meio do plantio de árvores em área de preservação permanente no Estado de São Paulo”, explicou  a diretora de planejamento da CASA COR CAMPINAS, Renata Selmi Herrmann. 



Projeto Sala de Convívio

Hall e Lavado, projetado para pessoas com mobilidade reduzida



O evento contou ainda com atividades paralelas que incluíram palestras, eventos de moda e gastronomia, apresentações artísticas, culturais e até esportivas e que foram, de acordo com a diretora de comunicação e conteúdo da mostra, Renata Podolsky, idealizadas para atrair diferentes públicos para o evento. 

Apelos “verdes”
Com o apoio da organização não-governamental Green Building Council, que atua na construção verde, as mostras destinaram espaços a projetos de construção que não geraram impacto negativo ao meio ambiente. São projetos que privilegiaram materiais e tecnologias sustentáveis nacionais e internacionais que garantem construções resistentes e duráveis, como gesso acartonado, placas de grama, madeira reaproveitada e, até mesmo, barro socado.

Acessibilidade
Os ambientes que integraram as mostras estavam de acordo com as normas técnicas da acessibilidade vigentes no país e garantiram a mobilidade dos visitantes. Dentre eles, vale destacar a Suíte do Bebê, o Hall e Lavabo e a Suíte 60+. O primeiro foi projetado especialmente para uma mãe deficiente visual e usa recursos como texturas, sons e aromas para facilitar seu cotidiano. O Hall e Lavabo atende pessoas com deficiência e aquelas que têm mobilidade reduzida, com espaço para a movimentação de uma cadeira de rodas. A Suíte 60+ por sua vez foi planejada especialmente para um casal de idosos ativos. O vaso mais alto que o convencional, o box com duchas laterais e o piso antiderrapante são alguns dos detalhes.


Projeto Lounge Gourmet 


CASA HOTEL CAMPINAS: Praticidade e sustentabilidade

Realizada pela primeira vez fora da cidade de São Paulo, paralelamente a CASA COR CAMPINAS, a CASA HOTEL CAMPINAS foi uma oportunidade para os profissionais de arquitetura, decoração, paisagismo e design mostrarem seu talento. 
Com a proposta de ser uma vitrine de soluções, materiais e tendências para o segmento hoteleiro, trouxe diversos projetos que suprem as demandas do setor hoteleiro, sem deixar de lado a questão da preservação ambiental do planeta.
Segundo Silvia Quirós, presidente da CASA COR CAMPINAS, existe um conceito errôneo de que materiais ecologicamente corretos são caros, e é justamente este mito que o evento tentou derrubar, mostrando que muitas vezes, o custo benefício ao longo prazo compensa o investimento. 


Champanheria, projeto da CASA HOTEL CAMPINAS


                                                           clique para ampliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário