quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Imobiliária: como fazer a escolha certa


Decidido a colocar seu imóvel para locação, o proprietário tem duas alternativas: ou ele trata direto com o inquilino, ou recorre a uma imobiliária para intermediar o negócio.
A vantagem de se ter uma imobiliária, é que ela se encarrega de toda parte burocrática de documentos, vistoria do imóvel, e também de cobrar mensalmente o inquilino. Existem algumas imobiliárias que até garantem o aluguel, mesmo que o locatário atrase o pagamento.
Quando a transação é particular, o proprietário é o responsável por toda burocracia e corre o risco de ficar sem o dinheiro caso o inquilino não seja um bom pagador. Por outro lado, recebe o aluguel de forma integral, já que as imobi-liárias cobram uma taxa em cima deste valor para administrar

Alugar por imobiliária

O fato de a imobiliária ser grande não quer dizer que seja melhor do que uma pequena, mas pode favorecer na hora de ter mais clientes e ser mais fácil de encontrar o inquilino.
Verifique a atuação da imobiliária no CRECI – Conselho Regional de Corretores de Imóveis, e também consulte no Procon se há alguma re- clamação.
Dê preferência para imobiliárias que ofereçam assistência jurídica gratuita.
Algumas dão garantia do aluguel, então mesmo que o inquilino não pague ou atrase, o proprietário recebe normalmente.
Leia atentamente a vistoria, é ela que vai garantir que seu imóvel seja entregue exatamente como está sendo locado.

Alugar por conta própria

Em primeiro lugar, é preciso mostrar o imóvel. Anuncie em jornais, coloque pla-cas no portão, avise vizinhos e amigos.
Outra dica, se não houver restrições em locar para estudantes, é colocar cartazes em universidades, geralmente existe um local específico para isso.
Para se sentir mais seguro, o proprietário pode procurar um advogado para ajudar a elaborar o contrato detalhado, é um gasto a mais, mas não é mensal como o da imobi-liária.
Quando encontrar o inquilino, analise seu crédito e exija garantias como depósito caução e fiador.
Faça uma vistoria detalhada e anexe ao contrato.
Transfira todas as contas do imóvel para o nome do inquilino, com exceção do IPTU que não é possível. Neste caso, estabeleça no contrato quem vai efetuar o pagamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário