sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Obra & Cia, agora muito mais perto de você


Antes de falar sobre essa segunda edição da Obra & Cia eu gostaria de agradecer a todos que receberam tão bem a primeira edição. Em praticamente todos os estabelecimentos comerciais que distribuímos a revista, fomos bem recebidos. Essa recepção calorosa por parte dos comerciantes, e principalmente dos leitores, é essencial para o sucesso do projeto Obra & Cia.

O principal assunto dessa edição é sério. Muitos pais se preocupam com a segurança de seus filhos na rua, no carro ou em lugares públicos e esquecem que dentro da nossa própria casa temos diversas “armadilhas”.

Portanto, se você tem filho pequeno, leia atentamente a matéria de capa e depois observe sua casa com cuidado, tente imaginar onde os acidentes podem acontecer e faça algo para prevenir.

Nós nunca saberemos quantos acidentes serão evitados com essa matéria, mas se apenas 1 acidente deixar de acontecer, já terá valido a pena.

Esse assunto merece ser levado adiante. Vamos debater e dividir informações. Se você conhece outra dica de segurança para as crianças que não tenha sido citada na matéria, mande por e-mail que publicaremos em outras edições ou no blog.

A novidade esse mês está na distribuição da revista. Todos (ou quase todos) os moradores de edifícios e condomínios receberão a revista em casa. Serão mais de 2000 moradores beneficiados. Boa leitura a todos. 

Felipe Zangrande

Recicle: Faça sacos de lixo ecológicos.

As famosas sacolas plásticas são muito úteis e práticas, no entanto, agridem o meio ambiente de diversas maneiras. São feitas com material não renovável (o polietileno, que é derivado do petróleo), levam séculos para se degradar e quando jogadas em locais impróprios poluem os oceanos causando a morte de muitos animais marinhos ao ingeri-las. Para ajudar você a colaborar com o meio ambiente, a Revista Obra & Cia ensina nesta edição com fazer um saco de lixo com jornal, que pode ser usado com qualquer tipo de lixo seco. 

                                                                                           clique para ampliar

Faça você mesmo: Mude a cara de suas paredes

Se você está pensando em renovar o visual da sua casa, pintar as paredes pode ser uma ótima ideia. Quando o orçamento não permite contratar um profissional, você pode realizar a tarefa por conta própria.  Acompanhe as dicas do passo a passo da Revista Obra e Cia e veja como é simples. 

Primeiro passo:  Antes de pintar, é importante preparar a superfície da parede. Lixe e elimine os pontos descascados e retire o excesso de poeira com um pano úmido. A parede deve estar seca, sem gordura ou poeira, e não deve estar brilhante ou muito lisa – se possuir uma pintura anterior é preciso lixar até que fique fosca.

Segundo passo: Após a preparação da superfície, aplique com um rolo de lã de carneiro uma demão de fundo preparador de paredes (Selador Acrílico Pigmentado). Isso faz com que as partículas soltas se aglutinem.

Terceiro passo: Depois, é necessário aplicar massa acrílica (para áreas internas ou externas) ou corrida (para áreas internas que não tenham contato com água e vapor) para corrigir imperfeições. Aplique camadas finas com a desempenadeira. Após secar, lixe e elimine a poeira até deixar a superfície lisa e nivelada.

Quarto passo: Consultar o rendimento, a diluição correta da tinta, e as demãos de acordo com as indicações do fabricante, é essencial para que a tinta proporcione boa cobertura, garantindo o melhor resultado. Por fim, aplique com um rolo de lã de carneiro a tinta acrílica na cor de sua preferência.


Criança em casa: perigo por todos os lados.

Quem tem filho pequeno geralmente redobra a atenção quando está fora de casa, mas muitas vezes acaba esquecendo que dentro da barreira que muitas vezes é vista como segura, estão os maiores problemas.
Ferro de passar quente, produtos de limpeza ao alcance das mãos, dedo na tomada descoberta, escadas e muitos outros vilões estão mais perto do que possamos imaginar, e as crianças, curiosas por natureza, estão o tempo todo dispostas a explorar esse mundo, com as mãos, a boca e tudo o que têm direito. Portanto, fique atento, sua casa pode reservar muitos perigos para os pequenos. 



1 - Os materiais de limpeza devem ser guardados em recipientes bem fechados, e colocados em  prateleiras que as crianças não alcancem, ou em armários que não possam ser abertos.

2 - Quando for deixar roupas de molho, deixe o balde ou a bacia dentro do tanque ou em algum lugar alto. Não se esqueça que apenas 2,5 cm de água são suficientes para afogar um bebê que está aprendendo a andar ou engatinhar.

3 - Depois de passar roupa, enquanto o ferro ainda estiver quente, deve ser colocado em algum lugar fora do alcance das crianças até que esfrie e possa ser guardado.

4 - Quando for cozinhar, nunca se esqueça de deixar os cabos das panelas viradas para o lado de dentro do fogão, para que as crianças não possam alcançá-las. Outra dica é sempre que possível usar apenas as bocas de trás do fogão, que também dificultam o acesso.

5 - Lembre-se de desligar sempre a válvula do botijão de gás, assim, mesmo que os botões sejam acionados, não haverá vazamento. 

6 - Facas e qualquer outro tipo de material cortante e pontiagudo, devem ser guardados em locais que as crianças não tenham acesso. 

7 - Sirva os alimentos quentes no centro da mesa, impedindo assim que as crianças puxem para si, causando graves queimaduras.

8 - Fique atento a toalha colocada na mesa. Quando são compridas, podem ser facilmente puxadas pelas crianças que estão aprendendo a andar, trazendo para baixo tudo que estiver na mesa.


9 - Coloque prateleiras altas dentro do box para armazenar xampus, condicionadores e materiais cortantes como giletes de barbear.

10 - Existem travas específicas para privadas, que impedem que as crianças as abram.

11 - Deixe qualquer tipo de utensílio elétrico desligado da tomada e assim que possível, ensine as crianças que usá-los perto da água é muito perigoso.

12 - Se tiver banheiras, nunca deixe as crianças sozinhas por perto quando estiverem cheias. 

13 - Quando a criança começa a tomar banho em pé no box, é importante ter um tapete antiderrapante para evitar escorregões e tombos.

14 - Deixe fora do alcance dos pequenos qualquer tipo de medicamento.

15 - Desodorantes, perfumes e quaisquer outros cosméticos são tóxicos e podem causar envenenamento, fique atento com eles.

16 - Não deixe jóias ao alcance dos pequenos, elas podem causar asfixia quando colocadas na boca.

17 - O mesmo serve para cintos e gravatas, que podem causa estrangulamento.

18 - Nunca coloque travesseiros nos berços e mantenha os mesmos longe de cordas de cortinas e venezianas.






19 - Sobrados ou apartamentos devem ter grades ou telas de segurança em todas as janelas, não deixe passar nenhuma, pois o menor descuido pode ser fatal.

20 - Existem protetores de tomadas específicos, que impedem que as crianças tomem choque.

21 - Cuidado com quinas de mesas e móveis, também existem protetores específicos que diminuem o impacto caso a criança caia. 

22 - Escadas devem ser protegidas com grades de segurança, tanto no seu topo como em sua base.

23 - Pesquise o tipo de planta antes de comprar, muitas delas são venenosas e causam graves acidentes se ingeridas. 

24 - Nunca deixe seu filho no andador sem supervisão, principalmente perto de rampas, escadas, degraus e piscinas.

25 - Escolha o brinquedo adequado para a idade do seu filho, tome cuidado com peças pequenas que podem ser aspiradas ou ingeridas.